quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Resenha: A menina que roubava livros

Postado por Ingrid Wildberger às 17:28
Eu li o livro "A menina que roubava livros" em Fevereiro de 2013. Tema como a 2° guerra mundial, não é meu estilo literário favorito, mas fiquei tão curiosa com o livro, e vi criticas tão boas, que eu resolvi ler. E por incrível que pareça, eu adorei o livro, eu até chorei(coisa que é muito raro de se acontecer). 
O livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que precisa encarar e aceitar a época em que esta vivendo. O primeiro livro que ela rouba se chama "O manual do Coveiro", que o Coveiro deixou cair no enterro do seu irmão mais novo. 
A garota de 10 anos de idade, sua mãe a abandona deixando ela morar com um casal, que serão seus pais, na Alemanha, são eles: Hans Hubermann e Rosa Hubermann. O pai Hans trata Liesel muito bem, como se fosse sua filha de sangue, se torna muito amigo e cúmplice, já a mãe Rose é toda durona e reclama muito, mas apesar de tudo ela ama muito Liesel, só não sabe expressar os seus sentimentos. 
Liesel começou a ir a escola, mas ela não sabe nem ler e nem escrever, e tudo isso muda quando Hans ajuda ela a treinar, e aos poucos ela vai aprendendo e se encantando com o mundo mágico dos livros e da escrita, a fazendo esquecer dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. 
Liesel conhece a famosa Rua Himel, o seu amigo Rudy Steiner descobre que ela é uma roubadora de livros, e ele a ajuda. 
Rosa passa e lava as roupas para fora, mas por conta da guerra, vários clientes cancelaram o seu serviço, e com isso ela manda Liesel ir buscar e levar as roupas para que seus clientes fiquem com pena de ver uma criança fazendo o serviço, e com isso os seus clientes acabavam não cancelando. 
Dentre uma das clientes, tem a mulher do prefeito, onde ela tem uma biblioteca enorme e esta mulher oferece para que Liesel entre para ler um de seus livros. O prefeito descobre que a menina anda lendo na sua casa, e cancela o serviço de Rosa. Mas ao longo da história Liesel não perde a oportunidade de pegar emprestado, escondido, os livros da mulher do prefeito. 
Um fato que achei interessante, foi que Rudy é fã de Jesse Owens, um medalhista olímpico na categoria corrida e ele é negro, então Rudy se suja de carvão para para ficar parecido com o seu ídolo e corre em uma pista de corrida, mas um senhor de idade o descobre e leva Rudy para casa, onde seu pai mandou ele não fazer mais isso, com o medo de um dos meninos baterem nele. 
Os pais de Liesel começam a sofrer com a chegada da guerra na Rua Himel, e eles acabam tendo que esconder um judeu dentro de casa, o Max Vandenburg que também ama ler e vira muito amigo de Liesel. Porém ela precisa manter ele em segredo, incluindo Rudy, pois se alguém descobrir ou desconfiar, tem consequências desastrosas. 
O livro é muito bom, triste, cheia de surpresas e vai te fazer pensar em várias coisas na sua vida. É o único livro até agora que eu chorei, inclusive eu assisti o filme e dizem que os livros são melhores que os filmes, por incrível que pareça, eu achei o filme muito bom, eles foram fieis ao livro, e eu chorei mais no filme que no livro. É realmente um livro e filme tocantes, eu recomendo a todos lerem.
Para quem ainda não assistiu o filme, irei deixar aqui para vocês o trailer, para ficarem com um gostinho de querer assistir:


0 comentários:

Postar um comentário

 

Livros da Madrugada Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos